Secretário de Estado para o Planeamento concede audiência a representantes do Banco Africano de Desenvolvimento
O lançamento técnico do Projecto Crescer, iniciativa que visa promover o emprego entre os jovens e impulsionar pequenas e médias empresas no país, foi o principal tema abordado na audiência concedida pelo Secretário de Estado para o Planeamento, Luís Epalanga.

Secretário de Estado para o Planeamento concede audiência a representantes do Banco Africano de Desenvolvimento
O lançamento técnico do Projecto Crescer, iniciativa que visa promover o emprego entre os jovens e impulsionar pequenas e médias empresas no país, foi o principal tema abordado na audiência concedida nesta terça-feira (04) pelo Secretário de Estado para o Planeamento, Luís Epalanga, a uma delegação do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
O encontro realizado nas instalações do Ministério do Planeamento, marcou o início da missão de supervisão e acompanhamento do projecto, que sucede ao acto político de lançamento ocorrido em Outubro. O objectivo da missão é reavaliar estratégias e acelerar a implementação das acções previstas, com destaque para a Componente 1, que prevê a criação do primeiro Centro TUMO em Angola e em todo o continente africano, um espaço de educação criativa e tecnológica destinado a jovens.
Durante a audiência, o Secretário de Estado sublinhou a relevância do encontro e destacou que o Ministério do Planeamento, na qualidade de coordenador do Projecto Crescer e governador junto do BAD, "congratula-se com a realidade do projecto".
Informou ainda que os especialistas-chave já foram contratados e que decorre a selecção do restante pessoal técnico, manifestando preocupação com o cumprimento dos prazos e a necessidade de reforçar a formação para consolidar as capacidades institucionais.
Missão de Supervisão do BAD
A delegação do BAD, chefiada por Grace Vuhya Obeda, Directora de Emprego para Jovens, Capital Humano, Juventude e Desenvolvimento de Competências, esteve acompanhada por Hermínio Malate, Especialista de Aquisições, e Avelino Janeiro, Oficial Principal de Programas do BAD em Angola.
Grace Vuhya Obeda explicou que a missão tem como propósito "trabalhar com a equipa do projecto, acompanhar as actividades em curso e identificar acções que possam ser aceleradas para garantir a sua plena implementação". Acrescentou que o processo de recrutamento do pessoal técnico está na fase final e que vários treinamentos em procedimentos do banco já decorrem, de modo a permitir que o projecto avance mais rapidamente.
Acções de Impacto do Projecto Crescer
-
Acções voltadas para as pequenas e médias empresas ao longo do Corredor do Lobito, em coordenação com o INAPEM
-
Iniciativas de formação e capacitação de jovens ligados à agricultura na província do Moxico, criando sinergias com outras cadeias de valor
-
Criação do primeiro Centro TUMO em Angola e em todo o continente africano
A representante da Presidência da República, Anuarite Martins, reforçou a importância do cumprimento dos prazos definidos até o primeiro semestre de 2027, preocupação também partilhada pelo Secretário de Estado.
"O Projecto Crescer beneficiará a juventude angolana e tem sido bem acolhido pelos parceiros de desenvolvimento internacionais"
- Grace Vuhya Obeda, Directora de Emprego para Jovens do BAD
No encerramento do encontro, a chefe da delegação do BAD manifestou entusiasmo com o impacto esperado do projecto, sublinhando o seu potencial para transformar a realidade da juventude angolana através do emprego e do empreendedorismo.